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Santos, SP/

19/10/2021

Presidente da ACS e diretor da Brazil P&I inicia ciclo de palestras do programa Atualização de Mercado

Presidente da ACS e diretor da Brazil P&I inicia ciclo de palestras do programa Atualização de Mercado

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

O diretor da Brazil P&I e também presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco,  fez uma palestra no final da tarde desta terça-feira (19) aos colaboradores da ACS, onde explicou como funciona a sua empresa que é correspondente da P&I Clubs (seguro marítimo) e dos serviços de inspeção/vistoria de cargas/navios e de consultoria marítima e portuária.

A Brasil P&I trabalha com dois tipos de seguro: o seguro de casco e  e o seguro de P&I (Proteção e Indenização).  O seguro de casco marítimo é uma modalidade  desenvolvida especialmente para cobrir despesas de danos em veículos de transportes marítimos. Ele pode ser comparado a um seguro de carro, com a diferença de cobrir um veículo marítimo ao invés de um terrestre.

Já a modalidade de seguro P&I voltada ao setor marítimo chegou ao Brasil para atender uma demanda crescente das transportadoras de modal aquaviário referente a despesas com indenizações pagas a terceiros por danos ocasionados por veículos de sua propriedade.

 "Os clubes de P&I funcionam como associações de mútuo-socorro, sem fins lucrativos, e tem como objetivo oferecer a proteção mútua contra prejuízos inerentes à navegação, decorrentes de responsabilidade civil perante a terceiros".

Ao todo existem 13 seguradoras no mundo, sendo oito na Inglaterra, três na Escandinávia, uma no Japão e uma nos Estados Unidos.   No Brasil, só existem correspondentes dessas empresas, o que é o caso da Brasil P&I.

Durante sua apresentação, Sammarco relatou alguns acidentes ocorridos no País, os quais sua  empresa teve que atuar. Entre eles, o acidente com o navio Mercosul Santos, que estava carregado de contêineres e colidiu a um comboio formado por um rebocador e nove balsas.   Houve naufrágio do rebocador, onde havia 11 tripulantes, dois foram resgatados e os demais morreram.  “As embarcações foram retiradas num prazo de 10 dias. Mas, desde o dia do acidente até finalizar todo o processo, foram quase três meses.

O incêndio que atingiu um navio carregado de gás propeno, em 2013, no píer de uma área do Porto de Aratu, em Candeias, na região metropolitana de Salvador, também foi citado por Sammarco.   “Neste caso não houve vítimas e a carga não foi atingida pelo fogo”.  

A palestra fez parte do programa "Atualização de Mercado", que será promovido pela área de Recursos Humanos  da ACS a todos seus colaboradores. A intenção é dar conhecimentos aos colaboradores da casa sobre os mais variados assuntos.

 

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