Ryon Braga - Presidente da Hoper Educação
"Eu ensinei, não tenho culpa que ninguém aprendeu", disse-me recentemente um professor universitário que se orgulhava de ter reprovado 65% dos alunos da turma em sua disciplina.
Respondi a ele, mesmo com o receio de ser mal interpretado, o seguinte: professor, com essa afirmação você torna público o quanto você ainda não compreende o novo momento em que vivemos na educação no Brasil e no mundo.
Em última análise, o que interessa efetivamente é o quanto o aluno realmente aprendeu. O como ensinamos é apenas uma questão circunstancial que deve considerar o conteúdo, os diferentes estilos cognitivos dos estudantes e seu contexto.
A responsabilidade do professor, portanto, não é com o ensino, mas sim com a aprendizagem. Por mais simples e óbvio que isto possa parecer, este pensamento ainda não se disseminou nos meios educacionais hodiernos.
No passado recente vivemos na sociedade da informação. Quem detinha mais e melhores informações tinha mais poder e, o papel do professor como um eficiente retransmissor de boas informações se justificava.
Hoje vivemos na sociedade do conhecimento e o acesso à informação está praticamente universalizado. Retransmitir informações não é mais papel do professor. Já há quem faça melhor esta tarefa.
Cabe agora ao educador, utilizar toda a sua experiência no trato com o conhecimento, para auxiliar seus pupilos a transformar informação em conhecimento; compreendê-lo em profundidade; aplicar este conhecimento na solução de problemas e transferi-lo para outras situações distintas.
A educação formal vive nostálgica do "tempo da informação" e ainda nem sequer conseguiu introjetar o paradigma do conhecimento e já vem sendo "pressionada" pelo novo paradigma: o da aprendizagem.
Nesta sociedade, interessa mais quem é capaz de aprender rapidamente como se resolve um dada situação ou problema, do que aquele que já sabe como resolver este mesmo problema, pois amanhã a questão será outra.
Aprender a aprender nos possibilita obter a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação. O advento da sociedade da aprendizagem trará para a educação alguns importantes novos elementos, entre eles:
- Mudança do foco no ensino para o foco na aprendizagem.
- Aprendizagem centrada no estudante e "individualizada", através do apoio da tecnologia da informação.
- Foco no resultado com controle de qualidade em todas as etapas do processo.
- Acompanhamento e orientação permanente do estudante.
- Autodidatismo exercido através de um conjunto de atividades opcionais e obrigatórias selecionadas em conjunto com o professor orientador.
- Estrutura com menos docentes, melhores docentes e com mais tempo de dedicação ao aprendizado.
- Professor posicionado como gestor do processo de aprendizagem do estudante.
- Portabilidade (o aluno deve ser o gestor do seu conjunto de competências adquiridas).
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Ryon Braga é presidente da Hoper Educação
14/03/2011