História da ACS

História da Associação Comercial de Santos

bico-de-pena

Bico de Pena - Lauro Ribeiro da Silva

Em 1870, um grupo de empreendedores decidiu organizar uma entidade para representar e advogar os interesses do comércio e da indústria. Nascia então, em 22 de dezembro de 1870, a Associação Comercial de Santos, a primeira do Estado de São Paulo e a quarta do Brasil.

Conforme levantamentos feitos na Internet, confira o ranking das cinco Associações Comerciais mais antigas do Brasil:

1.ª) 15 de julho de 1809 - Associação Comercial do Rio de Janeiro. O Príncipe Regente concede alvará para construção da Praça do Comércio em 15 de julho de 1809. Em 1834, a entidade passa a se chamar Sociedade dos Assinantes da Praça. E, em 1867, recebe o nome de Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Fonte: http://www.acrj.org.br/

2.ª) 15 de julho de 1811 - Associação Comercial da Bahia
Fonte: http://acbahia.com.br/novo/acb-historico.php

3.ª) 3 de abril de 1819 - Associação Comercial do Pará
Fonte: http://www.acp.com.br/

4.ª) 1.º de agosto de 1839 – Associação Comercial de Pernambuco
Fonte: http://www.acppe.com.br/

5.ª) 22 de dezembro de 1870 – Associação Comercial de Santos
Fonte: Associação Comercial de Santos

Em 1846, foram feitos os primeiros esforços para a criação de uma instituição para cuidar de assuntos comerciais e promover o desenvolvimento econômico de Santos, mas não avançaram, porque o ambiente mercantil era limitado. As iniciativas tiveram sucesso apenas em 1870.

Apesar de Santos ser uma praça respeitável, a comissão organizadora da recém-fundada Associação Comercial de Santos – composta por Nicolau Vergueiro, Ignácio Wallace da Gama Cochrane, William Wright, Gustavo Backeuser, G. Wagner e J. Azurém Costa – teve que se empenhar muito. A diretoria provisória foi integrada pelos pioneiros da comissão organizadora.

Antes da Associação Comercial

Coincidência ou não, o fato é que muitas coisas importantes passaram a acontecer na Cidade após a fundação da Associação Comercial de Santos.

Até o surgimento da Associação Comercial, não havia em Santos serviços de esgoto e coleta de lixo, iluminação pública, água para consumo domiciliar e nem ruas pavimentadas – ou pelo menos capazes de prover o escoamento de águas pluviais.

Não existiam bancos, transporte coletivo e nem um cais organizado, apesar de as exportações alcançarem 550 mil sacas de café e 110 mil fardos de algodão em 1870.

Os primeiros serviços de água foram executados em 1870. Dois anos depois eram inaugurados o transporte via bondes de burros e a iluminação a gás.

A Associação Comercial de Santos, por sua vez, empreendeu esforços para conseguir melhores condições sanitárias para a Cidade, o que contribuiu de maneira significativa para a extinção da febre amarela, da peste bubônica e da gripe espanhola, entre outras iniciativas.

construcao-acs2

Construção da ACS

Confira a seguir uma cronologia de alguns fatos de destaque na história da Associação Comercial de Santos:

22 de dezembro de 1870 – Fundação da Associação Comercial de Santos.

1870-1878 – Nicolau Vergueiro é o primeiro presidente da Associação Comercial de Santos.

7 de junho de 1871 – Os estatutos da Associação Comercial de Santos são aprovados pelo Decreto Imperial 4.738, de 7 de junho de 1871, averbados na Alfândega, registrados no Tribunal do Comércio do Rio de Janeiro e publicados no Diário Oficial de 29 de março de 1874.

29 de março de 1874 - A princesa imperial regente, Isabel, representando o pai, imperador Dom Pedro II, assina autorização de funcionamento da Associação Comercial de Santos. 

27 de setembro de 1874 – É realizada a primeira assembleia geral da Associação Comercial de Santos.

14 de outubro de 1874 - É empossada a primeira mesa diretora, com o comendador Nicolau Vergueiro como presidente, cargo que ocupa até 1878. Vergueiro oferece o prédio onde ocorre a eleição, na Rua da Praia, 38, para ser a sede da Associação Comercial de Santos.

1875 – O pintor Benedicto Calixto elabora painel do estuário santista que integra o acervo da Associação Comercial de Santos. O painel mostra o estuário, com a Ilha Barnabé ao fundo, e está na Sala da Presidência da ACS. 

30 de agosto de 1875 – O imperador Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina visitam a Associação Comercial de Santos. O Livro de Ouro de visitantes ilustres é aberto em homenagem ao casal imperial. Uma curiosidade é que o imperador assinava Dom Pedro 2.º, com numeral ordinal, e não com algarismos romanos.

30 de setembro de 1878 – Dom Pedro II e Teresa Cristina fazem nova visita à Associação Comercial.

1883 – O visconde Nicolau Pereira de Campos Vergueiro (primeiro presidente da Associação Comercial de Santos) convida Benedicto Calixto a estudar na Europa, entre 1883 e 1884, custeando-lhe as despesas e garantindo, com a cooperação de amigos, a manutenção da família do artista durante a permanência no Exterior.

12 de outubro de 1883 – Aquisição do prédio da Associação Comercial de Santos. Por escritura pública de 12 de outubro de 1883, a Associação Comercial de Santos adquire de Jesuína Augusta de Aguiar Peixoto e outros, o imóvel assim descrito: “Um prédio de sobrado sito nesta cidade, à Rua 25 de Março n.º 55, com frente para a dita rua e para o Largo 11 de Junho, com 3 janelas de sacadas de ferro...”.  Mais adiante, o texto cita: “Cujo prédio se acha hoje em ruínas em consequência de incêndio que nele houve” – e que aconteceu em 30 de julho de 1883. Neste local foi construída a sede própria da Associação Comercial de Santos, onde a entidade funciona até hoje, na Rua XV de Novembro, 137, na esquina com a Rua Riachuelo.

13 de novembro de 1886 – Dom Pedro II visita de novo a Associação Comercial de Santos.

construcao-acs3

Construção da ACS

1888 – O pintor Benedicto Calixto doa o quadro "Santos em 1888" para a Associação Comercial de Santos. A imagem mostra uma visão panorâmica de Santos e está na Sala da Presidência da Associação Comercial.

22 de dezembro de 1890 - Ruy Barbosa, o Águia de Haia, visita a Associação Comercial de Santos. 

18 a 30 de dezembro de 1891 – A Associação Comercial de Santos governa Santos, por meio de moção popular. A Intendência Municipal de Santos é deposta e então aclamada a Associação Comercial de Santos para tomar conta do governo municipal. A diretoria da Associação Comercial era presidida por Antonio Carlos da Silva Telles, que desempenhou as funções de 18 a 30 de dezembro de 1891 e se limitou a dar expediente apenas aos serviços mais urgentes.

1909 – Antecipando-se a qualquer iniciativa oficial, a Associação Comercial de Santos institui pioneiramente as férias comerciais, a semana inglesa e a aposentadoria para os funcionários.

1909 – A Associação Comercial de Santos luta contra lei que limita a exportação a 9 milhões de sacas de café no Estado de São Paulo.

7 de abril de 1911 - O poeta Olavo Bilac, o Príncipe dos Poetas Brasileiros, visita a Associação Comercial de Santos, mas não em missão literária. Ele vem a negócios, para definir o fornecimento de telegramas diários sobre cotações em mercados internacionais. Bilac era diretor da Agência Americana, responsável pelo serviço noticioso.

1913 - O pintor Carlos Oswald elabora a tela "Forças da Pátria", que faz parte do acervo da Associação de Comercial de Santos - e está atualmente na Sala de Reuniões do 1.º andar. Oswald foi autor, entre outras obras, do desenho final da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. 

3 de outubro de 1917 – A Associação Comercial de Santos é declarada de utilidade pública federal pelo Decreto 3.348.

22 de maio de 1918 – O então presidente da República, Wenceslau Brás, visita a Associação Comercial de Santos.

21 de agosto de 1921 - Assentamento do marco fundamental da sede da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro. O então presidente da República, Epitácio Pessoa, é a principal autoridade presente. Também está presente o presidente do Estado, Washington Luís Pereira de Sousa, assim como o prefeito de Santos, coronel Joaquim Montenegro. 

1924 – Inauguração do prédio da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 135, o número original. O número atual da ACS é o 137 da Rua XV. O edifício é concluído na gestão de José Martiniano Rodrigues Alves, de 1923 a 1924, e se estende pela Rua Riachuelo até a Praça Azevedo Júnior. No local, funcionam inicialmente o Montepio Comercial e a Caixa Beneficente dos Auxiliares do Comércio Cafeeiro de Santos. A sede é construída no estilo eclético, com forte influência barroca.

10 de outubro de 1927 – A Lei Estadual 2.201 reconhece a Associação Comercial de Santos como instituição representativa dos interesses da praça de Santos.

Março de 1928 – A Associação Comercial de Santos se mobiliza de imediato e promove arrecadação de recursos para as vítimas de deslizamento no Monte Serrat e também auxilia a Santa Casa de Misericórdia de Santos, que sofre prejuízos com o desmoronamento. 

14 de julho de 1941 – A Associação Comercial de Santos é reconhecida como instituição representativa dos interesses gerais do comércio da praça de Santos pela Lei Estadual 1.416.

2 de setembro de 1941 – A Associação Comercial de Santos é declarada órgão técnico e consultivo do Governo Federal por meio do Decreto 7.770.

dutra-acs-1949

Presidente Dutra na ACS em 1949

15 de outubro de 1949 – O então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, visita a Associação Comercial de Santos.

28 de janeiro de 1957 – O então presidente da República, Juscelino Kubitschek, e o então governador de São Paulo, Jânio Quadros, visitam a Associação Comercial de Santos.

Confira a íntegra do discurso de Juscelino Kubitschek na visita à Associação Comercial de Santos 

Setembro de 1959 – Juscelino Kubitschek faz nova visita à Associação Comercial de Santos.

1972 – A Associação Comercial de Santos realiza a primeira edição do Seminário Internacional de Café de Santos.

16 de maio de 1977 – O então presidente da República, Ernesto Geisel, participa do Seminário Internacional de Santos, promovido pela Associação Comercial de Santos. É a primeira visita de um presidente ao evento.

Setembro de 1981 – A Associação Comercial de Santos inaugura a Sala de Classificação e Degustação de Café, no 3.º andar do prédio.

1989 – A Associação Comercial de Santos realiza o primeiro Curso Internacional de Classificação e Degustação de Café, que é hoje referência nacional e mundial, atraindo profissionais do Brasil e do Exterior.

Dezembro de 1989 – Eleito presidente da República, Fernando Collor de Mello visita a Associação Comercial de Santos.

17 de agosto de 1994 - O então ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, visita a Associação Comercial de Santos. 

18 de agosto de 1994 - É criado o Departamento de Operadores Portuários da Associação Comercial de Santos. O departamento é instituído para congregar os empresários operadores portuários, atividade definida na Lei 8.630/93, a chamada Lei dos Portos.

1995 – A Associação Comercial de Santos marca presença no Movimento Centro Vivo, de recuperação do Centro Histórico de Santos.

2002 – A Associação Comercial de Santos participa dos preparativos e é uma das idealizadoras do 1.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo.

Maio de 2006 - Com as alterações do Estatuto Social, aprovadas em assembleia em maio de 2006, são criadas as Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos, sucedendo os Departamentos Setoriais. O principal objetivo das Câmaras Setoriais é reunir empresários por setores de atividades, de modo a permitir intercâmbio de informações e desenvolver gestões e reivindicações de interesse das empresas de cada Câmara Setorial.

Setembro de 2006 - É lançado na Associação Comercial de Santos o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), da Petrobras, relativo à Bacia de Santos, com a proposta de equacionar a oferta e a demanda de bens e serviços para a cadeia de petróleo e gás. 

12 de dezembro de 2006 – Inauguração do Posto de Informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na Associação Comercial de Santos.

9 de novembro de 2007 – A Associação Comercial de Santos é eleita Associação Comercial Referência da Região Sudeste 2007, prêmio oferecido pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

1.º de julho de 2008 – Criação da Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem), núcleo de jovens empreendedores com o objetivo de formar lideranças com potencial de destaque no cenário empresarial brasileiro, desenvolver redes de relacionamento entre os jovens empresários locais e seus pares espalhados pelo mundo, além de amadurecer o perfil empreendedor da região, como meio de fortalecer a economia. Tomam posse: Elias Francisco da Silva Junior, como coordenador; José Moniz, vice-coordenador; e Erik Sanches Salgado, secretário. Também são empossados como conselheiros: André Vasconcelos, Edward Casagrande, Helder Knidel, Leandro Borges Taveira, Miguel Rollo e Milton Teixeira Filho.

1.º de agosto de 2008 – Inauguração de Posto de Atendimento da Receita Federal nas instalações da Associação Comercial de Santos.

Novembro de 2008 - Início de funcionamento do posto de atendimento de Ceritificado Digital na Associação Comercial de Santos. O certificado digital é usado para garantir – ao titular e ao destinatário – autenticidade, privacidade, integridade e inviolabilidade de mensagens, documentos e transações realizadas via Internet. Entre outras finalidades, o certificado digital funciona como uma assinatura digital: tem validade jurídica para ser utilizado como assinatura de próprio punho, comprovando que o proprietário concorda com o documento assinado.

9 a 13 de março de 2009 – A Associação Comercial de Santos Jovem realiza a 1.ª Semana do Jovem Empreendedor, que integra o calendário oficial do município de Santos. As palestras são ministradas nas universidades parceiras. O evento é promovido anualmente, sempre em março.

21 de agosto de 2009 – Criação da Câmara Setorial de Saúde, agregando empresas e instituições relacionadas à Medicina e Saúde. Como coordenador, foi eleito Raimundo Viana de Macedo (Unimed de Santos - Cooperativa de Trabalho Médico); como vice-coordenador, Eli Celice Dias (Fundação Plural - Rede Plurarl de Desenvolvimento); e como secretário, Alberto Augusto Guimarães Gonçalves (Instituto de Análises Clínicas de Santos). As empresas ou entidades fundadoras da Câmara Setorial de Saúde foram: Clínica Refraktum, Fundação Plural, Hospital Visão Laser Oftalmologia, Instituto de Análises Clínicas de Santos, Meyer Serviços Médicos, Perfil Saúde Ocupacional e Unimed de Santos.

4 de dezembro de 2009 – O senador Aloizio Mercadante visita a Associação Comercial de Santos, onde é recebido pelos diretores da entidade. 

19 de janeiro a 15 de fevereiro de 2010 - A Associação Comercial de Santos coordena campanha, em parceria com o Sistema A Tribuna de Comunicação, de arrecadação de água e mantimentos a serem doados à população do Haiti, país devastado por terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010. A iniciativa conta ainda com a parceria do 2.º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), para o transporte do material. A arrecadação soma 2,5 toneladas de alimentos e água.

11 de março de 2010 - O governador José Serra, candidato do PSDB a presidente da República, visita a Associação Comercial de Santos, onde participa da abertura do Seminário Baixada em Ação 2010 – Crescimento com Sustentabilidade, realizado nos dias 11 e 12 de março de 2010. Serra lembra que o programa Onda Limpa é o maior projeto de saneamento básico do País, com investimentos de R$ 1,4 bilhão. O governador é recebido pelos diretores da Associação Comercial de Santos. 

30 de abril de 2010 - Dilma Rousseff, pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) a presidente da República, faz visita à Associação Comercial de Santos. O presidente da ACS, Michael Timm, aproveitou para fazer gestões a Dilma no sentido de promover uma reforma tributária e trabalhista e alvancar o projeto de um aeroporto civil na região da Baixada Santista. A pré-candidata é recebida pelos diretores da Associação Comercial de Santos.

28 de junho de 2010 - A então senadora Marina Silva, candidata do Partido Verde (PV) a presidente da República, visita a Associação Comercial de Santos. Ela defende a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para debater as reformas tributária, política e trabalhista. Ela é recebida pelos diretores da Associação Comercial de Santos.

22 de dezembro de 2010 - A Associação Comercial de Santos comemora 140 anos de existência. “Para nós, diretores da Associação Comercial de Santos”, afirma o presidente Michael Timm, “é um privilégio e uma honra comemorar o aniversário de 140 anos da entidade. As perspectivas para a associação, a cidade e a Baixada Santista são as melhores possíveis, com investimentos da Petrobras para explorar o pré-sal. E, para os próximos anos, o cenário é excelente, pois a cadeia de petróleo e gás, com certeza, vai render muitos negócios”. A festa do 140.º aniversário é celebrada em 3 de dezembro de 2010 na Estação Santos, espaço de eventos no Centro Histórico.

13 de janeiro de 2011 - Novo site da Associação Comercial de Santos entra no ar. O endereço www.acs.org.br é mantido, com novo visual, mais clean, e com conteúdo dinâmico - notícias da entidade e de interesse das empresas associadas, entre outros assuntos.

13 de janeiro de 2011 - Ocorre a estreia do programa ACS na TV, com 30 minutos de duração, de entrevistas com autoridades, especialistas e empresários, abordando temas relacionados à Associação Comercial de Santos. O programa vai ao ar às quintas-feiras às 20 horas, com reapresentação aos domingos, às 11 horas, na TV Com, no canal 11 da Net Santos, SP.

7 de fevereiro de 2011 - O novo Estatuto Social da Associação Comercial de Santos é aprovado. Uma das novidades é a eleição da Diretoria Executiva, que passa a ocorrer de três em três anos e não mais bienalmente.

2 de março de 2011 - É reeleita a gestão presidida por Michael Timm, a primeira com mandato de três anos. O mandato anterior, iniciado em 27 de março de 2009, também presidido por Timm, foi o último com duração de dois anos. 

10 de junho de 2011 - O então ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, decide realizar o primeiro Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação da Baixada Santista, em reunião organizada pela Câmara Setorial de Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos.

20 de setembro de 2011 - A Associação Comercial de Santos realiza o Fórum de Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Inovação, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e em parceria com o Sistema A Tribuna de Comunicação. O evento, realizado no Mendes Convention Center, em Santos, integra a 7.ª edição do Gás na Economia.

5 de março de 2012 - A Associação Comercial de Santos realiza o 50.º Curso de Classificação e Degustação de Café. A 50.ª turma teve aulas até 29 de março e contou com 16 alunos. 

18 de dezembro de 2012 - A Associação Comercial de Santos cria a Câmara Setorial de Petróleo e Gás, que reúne empresas e entidades integrantes do setor. Para o presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, trata-se de um marco importante na história da cidade e da instituição. "A definição dos integrantes que dirigirão a Câmara Setorial de Petróleo e Gás é histórica e importante. Isto demonstra, acima de tudo, que a Associação Comercial de Santos, mais uma vez, está em sintonia com o momento econômico da cidade e disposta a prestar sua parcela de contribuição". O 1.º vice-presidente da ACS, Vicente do Valle (Ciesa), é eleito coordenador da Câmara Setorial de Petróleo e Gás. Nelson Juniti Nakamura (Soteica do Brasil) assume o cargo de vice-coordenador e Gustavo Pierotti (G. Pierotti Ship Supplier), o de secretário.

10 de janeiro de 2013 - A Câmara Setorial de Petróleo e Gás da Associação Comercial de Santos realiza a primeira reunião ordinária.

19 de março de 2014 - Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna, é eleito presidente da Associação Comercial de Santos, em assembleia geral ordinária, para o mandato 2014-2017. Eis os demais integrantes eleitos para a Diretoria Executiva da ACS: 1.º vice-presidente, John Olav Wolthers (Comexim); 2.º vice-presidente, Ramiro Manuel Martins Marote (Grieg Retroporto); 1.º secretário, Henry James Robinson (Brasil Terminal Portuário); 2.º secretário, Alexandre Garrido Ehrenberger (AGE Desenvolvimento de Sistemas); 1.º diretor financeiro, André Luiz Marques Canoilas (AMC Holding); 2.º diretor financeiro, Vicente de Paulo Vieira do Valle (Ciesa); 1.º suplente, Edison da Silva Monteiro (Unip Santos); 2.º suplente, Martin Alexandre Aron (Libra Terminais). O Conselho Fiscal tem como titulares: Vítor de Souza (Agência de Turismo Vasco da Gama), Pedro Veras dos Anjos (Gestão Empresarial por Observação - GEO) e Italino Staniscia Filho (Terminal Marítimo do Guarujá - Termag). Os suplentes são: Gustavo Assef Pierotti (G. Pierotti Ship Supplier), José Américo Trindade (Hamburg Sud Brasil) e Fabrício Guimarães Julião (Una Marketing de Eventos).

22 de maio de 2014 - Pela primeira vez na história da Associação Comercial de Santos, uma mulher é eleita para um cargo de direção. Ana Carmen Sampel Borges, da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), é eleita presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos. No pleito, foram escolhidos também o vice-presidente, Mike Sealy, o 1.º secretário, Nixon Santiago Morais, e o 2.º secretário, Fabrício Motta Paulella. O mandato é de três anos, até a eleição da Diretoria Executiva, em 2017.

15 de julho de 2014 - É criada a Câmara Setorial de Incorporação e Construção Civil.

22 de julho de 2014 - Posse da coordenação da Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem), o Núcleo de Jovens Empreendedores da entidade. Leandro Borges Taveira, da Santos Hostel (eleito coordenador da ACS Jovem em pleito realizado em 3 de junho de 2014), assume o comando da ACS Jovem. Os demais membros empossados, para mandato de um ano, são: vice-coordenador, Guilherme Fonseca e Silva (Nautilus Logística Portuária); secretária, Karoline Jorge (KJ Nutricional); secretário de Projetos, Renato Olival Fregonese, advogado; e secretário de Relações Institucionais, Thiago Borges (Quality Soluções em Alimentação e Serviços).

1.º de outubro de 2014 - Criação da Câmara Setorial de Agentes de Carga. São eleitos e empossados o coordenador, Darcy Franzese (Associação Nacional das Empresas Transitárias, Agentes de Carga Aérea, Comissárias de Despachos e Operadores Intermodais); o vice-coordenador, Jorge Silva (Flipper Logística Internacional); e o secretário, Fernando Reis (S. Magalhães S/A Logística em Comércio Exterior).

7 de novembro de 2014 - O presidente mundial do Grupo Aziende Riunite Caffè, Franco Tesoro-Tess, visita a Associação Comercial de Santos, acompanhado do diretor geral da Aziende no Brasil, Paulo de Oliveira Santos.

20 de novembro de 2014 - A Associação Comercialde Santos é homenageada no encerramento do 15.º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), por ser a Associação Comercial mais antiga do Estado de São Paulo, pois completa 144 anos em 22 de dezembro de 2014. O congresso é realizado em Águas de Lindóia, com a participação de mais de mil integrantes de associações comerciais e empresários do Estado.

8 de abril de 2015 - A Fundação Dom Cabral (FDC), empresa associada da Associação Comercial de Santos, realiza o 1.º Diálogo com Empresários da Baixada Santista, com o tema: "Desafios financeiros em tempos de crise", a cargo do professor Geraldo Sardinha. O diálogo é um evento destinado à troca de experiências entre os integrantes do Parceiros para a Excelência (Paex) na Baixada Santista com os demais empresários, para debater assuntos relevantes para o desempenho das organizações.

12 de maio de 2015 - A coordenação da Câmara Setorial de Incorporação e Construção Civil da Associação Comercial de Santos é eleita. O coordenador é Lupércio Simão Conde, da Engeterpa Engenharia Terraplenagem e Pavimentação. O vice-coordenador é José Ramón Crego Carnero, da Crego e Painceira Construções e Empreendimentos Imobiliários. A secretária é Lúcia Ratto de Mesquita Roma, da Missão Empreendimentos. A Câmara Setorial de Incorporação e Construção Civil foi criada em 15 de julho de 2014.

15 de dezembro de 2015 - O chamado Livro de Ouro da Associação Comercial de Santos (ACS), que contém assinaturas de visitantes ilustres desde 1875, como a de Dom Pedro II, por exemplo, foi restaurado. O trabalho foi realizado pela restauradora de livros e documentos da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), Adelia Maria Alcover, e entregue às mãos do presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, durante reunião de diretoria.

23 de agosto de 2016 - Pela primeira vez desde que o grupo de jovens da Associação Comercial de Santos (ACS Jovem) foi criado, em 2008, duas mulheres tomaram posse como coordenadoras. Tatiane Martins assumiu como coordenadora e Manuela Santini como vice-coordenadora para a gestão 2016/2017, ambas eleitas por unanimidade.

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite