Curso de Classificação de Café

Curso de Classificação e Degustação de Café

cafe

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de trabalho. Desde então, mais de 800 alunos já foram certificados, desenvolvendo suas habilidades não somente em Santos, mas em várias regiões do país e do mundo.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Além da Ásia, profissionais de nações da Europa e América complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, e pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Moacir Delfim Leite Soares. As aulas são ministradas pelo professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador, com experiência de mais de 57 anos na área.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida, terminologia e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos aprendem a classificar os grãos e a distinguir as várias qualidades nas degustações do café, apurando características, aroma e o sabor da bebida.

O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café, a uma empresa de torrefação, um terminal de estufagem de contêineres e a Dínamo Armazém Gerais, empresa com todos os equipamentos para preparo do café, no porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

ACS na TV

O Programa ACS na TV vai ao ar às quintas-feiras às 20 horas, com reapresentação aos domingos, às 11 horas, na TV Com, no canal 11 da Net Santos, SP.

Confira as entrevistas do programa

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite