Instituições de Ensino falam sobre os trabalhos desenvolvidos durante a pandemia

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

Duas instituições de ensino apresentaram por videoconferência na reunião da Câmara das Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS) os trabalhos que foram desenvolvidos e modificados devido à pandemia do Covid-19.

A professora Daniela Monteiro, do Senac-Santos, e o professor Odair Aguiar Júnior, da Unifesp-Santos, falaram como as unidades trabalharam com seus profissionais e alunos no ano letivo, desde março, quando foi decretada a pandemia. Ambas instituições retornam este mês aos trabalhos semipresenciais. Sempre respeitando os protocolos dos órgãos de Saúde, com 35% da capacidade e com horário reduzido.

Ajuda aos funcionários, implantação do home office e do ensino à distância, plantões aos alunos foram algumas das medidas adotadas pelas instituições.

A professora Daniela Monteiro explicou que cada unidade obedece o decreto mais restritivo, seja ele municipal ou estadual. "Geralmente a carga horária é de 4 horas, mas, em Bertioga, por exemplo, o município estabelece que a carga horária não ultrapasse 3 horas e meia de curso. Então, adaptamos o curso a esta restrição". Ela lembrou também que foram priorizados para esse retorno presencial os cursos de saúde.

O diretor da Unifesp, Odair Aguiar Jr, lembrou que o Campus Baixada Santista foi um dos locais escolhidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Santos para receber a Blitz Covid-19, campanha que realizou mais de 15 mil testes para identificação da doença na cidade, dos quais 3.086 foram realizados no campus. "A iniciativa foi muito bem recebida por nós já que pudemos colaborar e contribuir para esta grande ação".

Por fim, os integrantes lembraram da medida do Conselho Nacional de Educação, órgão aliado ao Ministério da Educação (MEC), que aprovou, na última terça-feira (6), a prorrogação do ensino remoto na educação básica e superior até o dia 31 de dezembro de 2021. Antes, a medida valeria até dezembro, mas a pasta decidiu aumentar esse prazo por conta da extensão dos problemas causados pela pandemia de Covid-19.





 

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite