Associação Comercial de Santos (ACS) bate recorde em emissão de certificados

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

A Associação Comercial de Santos (ACS) bateu, em maio, o recorde de emissão de certificados de origem  para os tipos Mercosul/Aladi/Comum. Em um mês, foram emitidos 6.452 documentos. O número ultrapassa os 6.301 documentos expedidos em outubro do ano passado, considerado até então o mês com mais emissões.

De acordo com Ricardo Melo, supervisor do Certificado de Origem da ACS, o que levou a entidade ao recorde foram as tecnologias implantadas nos últimos anos para agilizar a emissão do certificado. “O crescimento é reflexo da otimização das políticas para o mercado de certificação digital, da modernização e da maior visibilidade alcançada pela tecnologia, que passou a ser utilizada em uma série de novas aplicações”.

Segundo Melo, esse novo recorde aconteceu em razão do intenso movimento de exportação de carne bovina. De janeiro a maio, a ACS já emitiu 39.531 certificados nos modelos Mercosul/Aladi/Comum e da Organização Internacional de de Café (OIC). Só no mês de maio, foram emitidos 8417.

Para o presidente da ACS,  Mauro Sammarco,  esse recorde tem que ser comemorado: "Além da prestação de um serviço fundamental para o comércio exterior, o número reforça a credibilidade da Associação Comercial de Santos". 

Sammarco também lembrou o crescimento do serviço de emissão de certificado digital pela Associação Comercial, que envolve desde o atendimento presencial ao em domicílio e, principalmente on line.  

O que é certificado de origem

O Certificado de Origem é um documento legal que comprova ao país comprador a procedência do produto adquirido. O modelo varia de acordo com o artigo negociado e com o bloco econômico de que cada nação importadora faz parte.

A ACS emite esse documento para mercadorias que são exportadas pelo Brasil para todos os países. As empresas podem solicitar o documento pela internet e o certificado impresso e assinado digitalmente é válido para os produtos exportados para Argentina e Uruguai.

“Para os demais países, ainda é obrigatória a emissão física, mas mesmo assim a solicitação pode ser feita on-line, o que agiliza o processo", explica Melo.

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite