Presidente e representantes do Instituto de Engenharia visitam a sede da Associação Comercial de Santos

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

O presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia, o vice-presidente de Relações Externas, Eng, Ricardo Kenzo Motomatsu e o conselheiro José Eduardo Frascá Poyares Jardim visitaram na manhã desta terça-feira (19), a Associação Comercial de Santos, no Centro Histórico.

Eles foram recebidos pelo vice-presidente da Associação Comercial de Santos (ACS) Vicente do Valle e pelo diretor-executivo, Marcio Calves e pelo  diretor-técnico do Parque Tecnológico de Santos, José Antonio de Oliveira Rezende. O objetivo da visita foi estreitar a relação entre o Instituto e a ACS.

Durante o encontro, o presidente do Instituto falou sobre a integração dos dois órgãos para um melhor desenvolvimento do País, de São Paulo e de Santos. “Hoje o pré-sal é significativo. A Bacia de Santos já é o segundo produtor de petróleo offshore e tendemos a ser o primeiro. Temos que organizar os esforços para dar apoio a esse trabalho, que a Petrobras e as outras petrolíferas fazem. Devemos dar condições para que eles exerçam sua atividade com tranquilidade aqui na Baixada Santista”.

Vicente do Valle, por sua vez, ressaltou que a reunião também teve o intuito de falar da utilização da verba para o Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS). O prazo termina em 31 de dezembro. O CTBS será construído ao lado do prédio da Fundação Parque Tecnológico de Santos. As obras estão em estágio avançado em um espaço livre do antigo Colégio Santista, na Vila Nova. As áreas de pesquisa que deverão ser desenvolvidas no local são a exploração, logística, poços, produção, operações submarinas e offshore.

O vice-presidente  lembrou ainda de que nesse processo todo envolvendo Petróleo e Gás é fundamental a instalação de uma base offshore em Santos.  Ao final, o vice-presidente também agradeceu a participação da ACS no Seminário ‘Como o Estado de São Paulo pode colaborar para o Desenvolvimento da Indústria de Petróleo e Gás?’, promovido na capital pelo Instituto Engenharia e reiterou que gostaria que uma etapa desse seminário ocorresse na sede da Associação Comercial de Santos. 

Para o diretor-técnico do Parque Tecnológico, essa foi uma oportunidade de aproximação para conciliar esforços entre Santos e o Instituto de Engenharia. “È uma parceria importante para o laboratório do CTBS. Já temos a base da Petrobras na região e com a implantação desse laboratório para o desenvolvimento de tecnologia, vamos fortalecer ainda mais vertical de petróleo e gás na região”.

Visitaram a casa

Após a reunião, os representantes do Instituto conheceram a sala de Classificação e Degustação de Café (uma das mais modernas do País), o auditório (onde estão os quadros dos ex-presidentes da Casa), e no foyer do 1º andar viram as páginas do Livro de Ouro da ACS. O livro contém assinaturas de visitantes e ex-presidentes, inclusive de D Pedro II, que por três vezes esteve na Associação Comercial de Santos.
























                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite