Desativação das Comissões Locais de Facilitação de Comércio (Colfac) é tema de reunião da Câmara Setorial de Navegação

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

As Comissões Locais de Facilitação de Comércio (Colfacs), que têm como objetivo promover a discussão entre usuários e entes públicos de propostas de aprimoramento dos procedimentos relativos à exportação, à importação e ao trânsito de mercadorias sobre facilitação do comércio, foram tema de reunião da Câmara Setorial de Navegação da Associação Comercial de Santos.

Membros da Câmara relataram a desativação da Comissão na região, enquanto no Rio de Janeiro, ela permanece ativa. Ainda segundo os representantes, a desativação ocorreu a partir de junho, em razão do decreto 9.759, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que extinguiu centenas de conselhos federais no Brasil.

Para o capitão Alberto José Pinheiro de Carvalho, que representou o coordenador da Câmara, Mauro Sammarco, embora a desativação do Colfac tenha ocorrido por um decreto presidencial, é importante que os órgãos da região se mantenham unidos para discutir as questões das facilitações do comércio exterior. “Esse assunto foi abordado na reunião e vamos acompanhar de perto para incentivar essa ativação”.

Questões como a ligação entre as margens do Porto de Santos, a dragagem e a saída do diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Codesp, Danilo Veras, também foram temas abordados durante o encontro.

A próxima reunião da Câmara ocorrerá somente em 2020 em razão do recesso de final de ano.



                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite