ACS Jovem promove curso de empreendedorismo em parceria com Sebrae

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

O Curso de Empreendedorismo realizado pelo núcleo jovem da Associação Comercial de Santos (ACS), em parceria com o Sebrae-Santos, teve início na manhã desta segunda-feira (05). As palestras ocorrem até sexta-feira (09) e são voltadas para quem quer abrir seu negócio próprio.

A conferência de abertura ficou a cargo do analista de negócios do Sebrae, Marcio Cruz, que discursou sobre Design Thinking. “Quando falamos em Design Thinking, o intuito é projetar soluções. Ou seja, é um processo criativo que estimula a colaboração e a experimentação para reduzir riscos ao processo de inovação ”.

Há seis anos trabalhando nos projetos de inovação de startups do Sebrae, o analista lembrou que qualquer empreendedor precisa adotar um método de trabalho que envolva pesquisas e análises. “Para que você entenda a dor das pessoas ou que o mercado necessita, é preciso conhecer todo o processo. Você tem que ir a fundo no problema”.

Outro ponto levantado pelo analista é que antes de abrir uma startup é preciso que a equipe se coloque no lugar do outro e tente compreender o problema por diversas perspectivas. “A partir desta primeira fase, é a hora de delimitar a questão relacionada ao problema e como ele pode ser resolvido”.

Debater ideias e chegar a uma possível solução também são questões relevantes na opinião de Cruz. “O passo final do Design Thinking é quando ocorre a experimentação do protótipo e observação da sua funcionalidade. Esse é o momento de adaptações e mudanças”.

Iniciativa
A ideia da ACS Jovem de promover o curso, que tem como coordenador Marcelo Teixeira Filho, partiu do coordenador de Educação e Cultura, Leonardo Delfino. De acordo com ele, o objetivo é expandir a filosofia do grupo, isto é, fomentar empreendedorismo para os jovens da Baixada Santista e formar novos líderes.

“Quando você cria uma empresa, você melhora o desenvolvimento econômico da cidade e do país. E essa parceria com o Sebrae, oferece a oportunidade para desenvolver habilidades em empreendedorismo, inovação e criatividade”, revela Delfino.

O curso ocorre todos os dias das 9 às 13 horas. Confira o cronograma:

Terça-feira (06/08) - Oficina Ganhe Mercado
Quarta-feira (07/08) - Oficina Equipe Motivada
Quinta-feira (08/08) - Oficina Fluxo de caixa
Sexta-feira (09/08) - Oficina Inove para Ganhar Mais












                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite