INSCREVA-SE - Associação Comercial de Santos recebe programa Concertos Petrobras-Tribuna

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

A Associação Comercial de Santos (ACS) receberá, no dia 18 de agosto, em duas sessões (17 e 19 horas) o programa Concertos Petrobras-Tribuna, que consiste em apresentações singulares, que reunirão, nesta edição, o solista Rommel Fernandes, violinista Pablo de León, o violista Horácio Schaefer e o violoncelista Roberto Ring.

O grupo vai executar duas obras fundamentais do repertório de câmara: o "Quarteto de cordas Nº 3 Op. 41", de Schumann, e o "Quarteto Rosamunde" de Schubert002E

Duas obras-primas

Franz Schubert (1797-1828) compôs o "Quarteto em lá menor Nº 13, D.804" em 1824. Dos quinze quartetos de cordas que escreveu, este foi o único a ser apresentado publicamente antes de sua morte. É uma obra-prima, marcada por um clima de tragédia, depressão e desespero, reflexo da vida sombria do compositor na época. O apelido "Rosamunde" vem do segundo movimento, no qual Schubert usa um tema que escreveu um ano antes, quando compôs música incidental para uma peça com o título "Rosamunde, Princesa de Chipre".

O "Quarteto de Cordas Nº 3 em lá maior Op. 41" é o mais popular dos três quartetos de cordas que Robert Schumann (1810-1856) compôs em 1842 – o seu chamado "Ano da Música de Câmara". Dedicados a Mendelssohn, foram escritos em questão de poucas semanas. Mas antes de se colocar diante da partitura o compositor dedicou-se a estudar os quartetos de Haydn, Mozart e Beethoven. Manifestava assim sua reverência aos mestres do passado, ao mesmo tempo em que procurava tomar sua própria direção e dar sequência ao desenvolvimento da forma.

A entrada é gratuita e os interessados devem fazer inscrição até o dia 15 de agosto pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , informando qual sua sessão de interesse (17 ou 19 horas),  nome completo e telefone para contato.

A ACS fica na rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico de Santos. Outras informações podem ser obtidas https://www.stravinsky.com.br/concertos-petrobras-tribuna

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite