Alunos da 69ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da ACS recebem diploma

A Associação Comercial de Santos (ACS) formou a 69ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café. Ao todo, 18 alunos receberam os diplomas. Entre eles, oito alunos que vieram direto do Japão.

A formatura foi realizada às 17h30 no Auditório da associação e contou com a participação do coordenador da Câmara Setorial de Café da ACS, Moacir Delfim Leite Soares; e do diretor-executivo da ACS, Marcio Calves.

No discurso de abertura, Moacir Soares falou que o Brasil é o principal protagonista do mercado do café. “Fechamos o ano safra 18/19 com um novo recorde de exportação. Atingimos 41,1 milhões  de sacas. Somos o maior produtor, maior exportador e o segundo maior consumidor do mundo, só perdemos para os Estados Unidos. Ou seja, tudo que se fala de café, o Brasil participa com quase 40%”.


O coordenador  também ressaltou a importância do produto no país e lembrou que quem está no mercado do café precisa estar sempre se atualizando. “Com cerca de 300 mil cafeicultores, o Brasil é o único país  que produz todas as qualidades de café: o arábica não lavado,  os semi-lavados, os lavados e o robusta (o nosso conilon).  Vocês estão aptos para enfrentar o dia a dia  dentro de uma sala de classificação, mas lembrem-se: o  classificador de café tem que estar atento às tendências do mercado e em constante aprimoramento”. 

Na sequência, o professor Nilton Ribeiro relembrou a trajetória das aulas e elogiou o grupo. “Parabéns a essa turma maravilhosa que demonstrou interesse em aprender. Espero que vocês tenham assimilado o pouco do conteúdo que pude transmitir neste período. Vocês foram um grupo muito especial para este professor”.

“A caminhada da vida muitas vezes é repleta de armadilhas que nos impedem de seguir em frente”.  Foi assim que o professor José Almeida Ferreira iniciou seu discurso na cerimônia de formatura.  “Vocês já percorreram um longo trecho desse caminho e com certeza perceberam que não foi fácil chegar aqui. Muitos foram os obstáculos que tornaram a jornada cansativa.  Mas, a caminhada continua. Enfrentem de cabeça erguida as batalhas que virão e estejam sempre no caminho do bem para conseguirem um futuro próspero”.

A professora Sayoko Nakai  traduziu todas as informações  aos japoneses presentes na cerimônia.

Os oradores Stanley Oliveira e Tomohiro Fujiwara, em seus discursos, agradeceram toda a atenção dos professores e profissionais da ACS.

 O orador do grupo de brasileiros, Stanley Oliveira, ressaltou o aprendizado adquirido no curso. “Saímos dessa conceituada instituição com um grande embasamento sobre o café. Chegamos aqui totalmente leigos sobre o assunto e espero com esse conhecimento contribuir e fazer muitos contatos no ramo cafeeiro”.

Já o orador do grupo de japoneses, Tomohiro Fujiwara, surpreendeu a todos começando o seu discurso em português. “Agradeço as experiências vividas no curso e vou levar esse conhecimento para o Japão”.  Ele finalizou seu discurso falando da amizade que adquiriu com outros japoneses no curso. “Apesar de sermos japoneses, não nos conhecíamos e quero manter esse contato” .


Por fim, todos receberam seus diplomas e participaram de um coquetel.

 História do curso


O tradicional curso teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.


Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial de Santos.


São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.


Para participar, é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.


Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador.

Outras informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200 ou pelo  e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite