Associação Comercial de Santos recupera praça no Centro Histórico

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

A Praça Azevedo Júnior, que fica no Centro Histórico, foi recuperada pela Associação Comercial de Santos (ACS) nesta semana após ter sido pichada. O local, também conhecido como Praça do Café,  passou por pintura e reparos.

A ACS aderiu ao programa ‘Adote uma Praça’ em maio de 2018, quando teve sua sede modernizada e passou a cuidar do paisagismo, conservação e manutenção das áreas verdes do local. A praça fica atrás do prédio da associação, na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Santos.

Uma das atrações do local são os pés de café. De acordo com o degustador da ACS, Sr. Onivaldo Ruas, conhecido como Geleia, as árvores de café foram plantadas há muitos anos, entre 1993 a 2009.

"Infelizmente, por desconhecimento da população, muitas pessoas acham que é um arbusto qualquer e acabam maltratando a plantação.  Alguns acreditam que se trata de um simples capim. Eles não sabem a importância do local”.

Os tipos de mudas plantados na praça geralmente são de bourbon amarelo e catuaí.  “Eventualmente, preciso pedir novas mudas e replantar na praça. Dificilmente os grãos vingam devido aos maus-tratos e ao desconhecimento da população em geral”.  Desde o tempo em que trabalha na ACS, há 11 anos, “Seo” Geleia nunca viu vingar um grão de café na praça.

Programa

O programa ‘Adote uma Praça’ é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos, que visa a preservação do Meio Ambiente. O objetivo também é envolver  a sociedade no processo de embelezamento das áreas públicas com a parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

Pela parceria com a Prefeitura, os adotantes ficam responsáveis pelos cuidados mensais com o paisagismo, jardinagem e manutenção civil durante dois anos, incluindo emprego dos materiais, equipamentos, mão de obra, entre outras responsabilidades. Ao todo são 20 locais selecionados que estão espalhados em diversos pontos da Cidade.

Perfil

A Praça Azevedo Júnior recebeu este nome em homenagem ao comerciante de café e político Antônio da Silva Azevedo Júnior. Ele nasceu em Silveiras,  interior de São Paulo, em 6 de maio de 1875, e, faleceu, aos 55 anos, em 3 de julho de 1930.

Veio para Santos muito jovem, onde trabalhou no comércio, tornando-se depois chefe da firma cafeeira e representante da Praça de Santos no Instituto Brasileiro de Café.

Foi vereador no período de 1908 a 1911 e presidente da Câmara Municipal em 1909/1910. Exerceu os mandatos de deputado estadual em 1915 e de senador em 1924.

 

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite