Associação Comercial de Santos recebe projeto “O Futuro da Minha Cidade”

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

A Associação Comercial de Santos, em conjunto com a Assecob, Sinduscon e Secob, receberá no dia 6 de dezembro, a partir das 14h30, o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, criado com o objetivo de incentivar e fortalecer o protagonismo da sociedade civil organizada para pensar, discutir e atuar diretamente no planejamento futuro dos municípios.

Uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), também em parceria com o Sesi Nacional, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2012 e surgiu a partir da experiência bem-sucedida da cidade de Maringá-PR, por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Econômico – CODEM.

Atuante há mais de 20 anos, este conselho tem caráter deliberativo e consultivo e sua finalidade é propor e executar políticas de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano. De participação voluntária e apartidária, com visão e planejamento de futuro, a iniciativa tem alcançado excelentes resultados.

Durante a realização do FICON 2018 – Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região, realizado em 15 de agosto deste ano, o presidente da CBIC, José Carlos Rodrigues Martins, sugeriu que o projeto “O Futuro da Minha Cidade” fosse trazido para Santos.

A partir daí, a Associação Comercial de Santos, a ASSECOB – Associação dos Empresários da Construção Civil, o SindusCon-SP e o Secovi-SP se uniram para trazer o projeto a cidade, mais especificamente à sede ACS.

Segundo o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, trata-se de uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento da região. “Particularmente, esse encontro poderá marcar uma nova etapa para Santos, estabelecendo uma nova relação entre o poder público e a iniciativa privada”.

A programação do evento terá o seguinte cronograma:

15 horas - Abertura – palavra da CBIC, dos organizadores e do poder público local;

15h20 - Palestra “Ideias Criativas e Sustentáveis que estão revolucionando a Vida Urbana em vários pontos do planeta” – ministrada por Marcela Arruda (arquiteta urbanista) - coordenadora de Projetos do Instituto A Cidade Precisa de Você e co-idealizadora da Escola Sem Muros, projeto selecionado para a Bienal de Arquitetura de Veneza “FREESPACE”. Palestrante convidada do evento “O Futuro da Minha Cidade”, e que pesquisa desde 2012 iniciativas de regeneração, construção de comunidades e a participação dos cidadãos na transformação da cidade;

16 horas - Palestra “Experiência de Parceria entre a Sociedade e Poder Púbico local e potencial transformador para tornar a cidade mais sustentável” – ministrada por Silvio Barros (engenheiro civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental). Ele começou suas atividades profissionais no Amazonas, como chefe do Núcleo de Proteção ao Meio Ambiente. Foi Prefeito de Maringá por duas gestões: 2004 e 2008. Foi três vezes eleito pelo Sebrae como Prefeito Empreendedor do Paraná. Recebeu o Prêmio Prefeito Inovador do MBC-Intel e Microsoft como Destaque Nacional e foi premiado por iniciativas em diversas áreas: socioambiental, econômica, responsabilidade e gestão, atendimento e atenção ao cidadão. Foi secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná e atualmente é Secretário de Desenvolvimento Urbano do referido Estado;

16h50 - Espaço para questionamentos;

17 horas - Proposta do desafio e composição do grupo para assegurar os próximos passos do projeto.

O evento é aberto às entidades da sociedade civil organizada e as inscrições serão exclusivamente pelo site www.ofuturodesantos.com.br ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Vagas limitadas à lotação do auditório da Associação Comercial – 150 lugares.

“O Futuro da Minha Cidade”, edição Santos, é uma realização da CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção; co-realização do SESI Nacional – Serviço Social da Indústria; patrocínio da CAIXA e; parceria da Associação Comercial de Santos, da ASSECOB – Associação dos Empresários da Construção Civil, do SindusCon-SP e do Secovi-SP.

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite