Câmara de Ensino da Associação Comercial de Santos quer criar Núcleo de Inovação

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

A Câmara Setorial das Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS) quer criar um Núcleo de Inovação, que poderá ser uma contribuição da Câmara de Ensino aos 150 anos de fundação da ACS (comemorados em 2020). O núcleo estará focado no pensamento estratégico das empresas, para driblar os desafios que surgirão nos próximos 20 anos.

De acordo com a coordenadora da Câmara, Silvia Teixeira Penteado, “é importante refletir sobre o fortalecimento da cultura empresarial, saber como e onde as tecnologias poderão ser usadas e como interagir com elas”.

“Queremos criar um portfólio que estimule a ousadia de práticas empreendedoras e as iniciativas de diferenciação, reforçando o compromisso social das empresas com a Região. É uma semente para reafirmar as competências da organização e antever tendências em um ambiente competitivo, dinâmico e capaz de gerar riqueza para o país”.

Outro tema abordado na reunião foi sobre a proposta do Conselho de Câmaras Setoriais, que sugeriu que fossem criados grupos de trabalho, com os objetivos de promover maior integração entre os coordenadores das Câmaras Setoriais e de buscar maneiras para divulgar internamente os serviços das empresas associadas.

“Dentro desses grupos nós, da Câmara de Ensino, vamos nos alinhar para oferecer programas de atualização e capacitação. Estamos dispostos a trabalhar com as empresas e as câmaras para saber de que forma essa capacitação pode contribuir com as demandas existentes e futuras”, completou Sílvia .

Melhores práticas

A Câmara das Instituições de Ensino criou um programa denominado Melhores Práticas Institucionais, com o objetivo de os representantes das instituições levarem para as reuniões exemplos de práticas de sucesso, aplicadas em suas empresas.

Nesta quinta-feira, foi a vez do vice-coordenador da Câmara e representante da São Judas – Campus Unimonte, Adalto Correa de Souza Jr, trazer seu exemplo.

 

Segundo ele, pelo 5º ano consecutivo, a universidade está no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Após listar diversas práticas adotadas pela Unimonte, para garantir um bom clima organizacional, ele apontou a mais importante delas: o diálogo.

“Criamos um programa que se chama Café com Ideias, onde todo mundo dialoga com todo mundo. É desgastante, consome tempo, mas também aproveito e vou

medindo a eficiência das lideranças. Esse tempo destinado ao diálogo é um investimento, que não demanda recursos financeiros. Posso entender que uma hora de diálogo é custo ou que essa uma hora destinada às conversas trará um resultado muito maior no futuro. Hoje essa hora não nos pesa, porque já faz parte da cultura da instituição”.

“Todos recebem uma resposta e é impressionante como as pessoas recebem bem um não. Nem tudo é possível atender, mas quando damos o retorno, a pessoa se sente ouvida, porque você diz o não, mas também explica o motivo.  Trabalhamos com pessoas e para pessoas, então, nossa base é o diálogo”.

 

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite