66ª edição do Curso de Café da Associação Comercial de Santos forma 21 alunos

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

A 66ª edição do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) formou, nesta quinta-feira (27), 21 alunos, sendo nove deles japoneses. Esta foi a primeira edição do curso na nova sala, reinaugurada em junho deste ano, após ampla modernização.

A cerimônia foi aberta pelo diretor-executivo, Marcio Calves, que parabenizou a turma e os professores. “Se seguirem os ensinamentos, vão crescer na carreira de vocês”. Para entendimento por parte dos japoneses, a tradutora Sayoko Nakai participou de todas as aulas e da cerimônia.

Na sequência, o professor Nilton Ribeiro relembrou as principais aulas e passeios e agradeceu pelo empenho e pela amizade construída ao longo das aulas. “Desejo que esse curso possa ajudá-los a realizar sonhos, onde estiverem”.

O professor José Almeida, responsável pelas aulas práticas de degustação, disse que a turma, bravamente, aguentou “a pressão” e se saiu muito bem. “Fui muito exigente e todos conseguiram se sair bem. Sejam bem-vindos ao mundo do café. Sei que muitos vão seguir adiante. Sorte, sucesso e contem com a gente”.

O orador da turma, representante dos japoneses, Tabane Imada, surpreendeu a todos falando parte do seu texto em português. “Em nome da turma que concluiu o curso de café, gostaria de agradecer aos professores, à diretoria da ACS e a todos. Muito obrigado”.

Em complemento ao seu discurso, agora em japonês, disse que os colegas orientais aprenderam muita coisa aqui no Brasil.

“Conhecemos diferentes costumes e pessoas. Ao longo do curso, fiz amizades com os professores e com os participantes. Com isso, passei dias felizes. Agradeço a todos do fundo do coração”.

O orador que representou os brasileiros, Rony Aparecido Cardeal, relembrou o grande aprendizado obtido nas aulas. “O café proporciona fortalecimento das relações dos comércios nacional e internacional e cria oportunidades de interação, de conhecer novas culturas e fazer novos contatos e amizades, como, por exemplo, com nossos colegas que vieram do Japão. Gostaria de agradecer aos colegas e aos professores por tudo”.

Em japonês, ele finalizou: “foi um prazer conhecer vocês (japoneses)”.

Na sequência, todos participaram do coquetel de encerramento, que foi servido do foyer do primeiro andar.

Nova turma

Excepcionalmente este ano, está prevista uma turma para o mês de agosto, com a carga horária estendida (quatro horas diárias) e a duração de duas semanas.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador.

As inscrições estão abertas e os interessados devem entrar em contato com a ACS, pelo telefone 3212-8200 e falar com o setor administrativo.

História do curso

O tradicional curso teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.

Geralmente são duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite