Associação Comercial de Santos entrega obra de modernização e anuncia novos serviços

A cerimônia, realizada nesta sexta-feira (4), contou com a presença do governador do Estado, Márcio França

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

Durante cerimônia de entrega das obras de modernização da Associação Comercial de Santos (ACS), realizada nesta sexta-feira (4), o presidente Roberto Clemente Santini anunciou novidades que serão oferecidas pela entidade, como a ampliação dos serviços do posto da Receita Federal, a implantação da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Associação Comercial de Santos, um recurso cada vez mais utilizado por pequenas, médias e grandes empresas para solução de conflitos, e o curso de Q Grader (ver detalhes abaixo).

A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, como a do governador do Estado, Márcio França, e o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, além de toda diretoria da ACS.

A mesa foi composta pelos deputados federais, Beto Mansur e João Paulo Tavares Papa, pela primeira mulher a integrar a diretoria da ACS em 147 anos, Lucia Teixeira, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Santos, Adilson Junior, pelo general de Brigada, Alexandre de Almeida e pelo novo delegado-chefe da Policia Federal em Santos, Gilberto Castro, além dos diretores da ACS Andre Canoilas e Vicente do Valle.

A cerimônia foi aberta com o discurso do presidente Roberto Clemente Santini, que iniciou sua fala agradecendo aos sócios, que deram total apoio à diretoria para a realização desta grande obra, que durou um ano e quatro meses.

“Essa é uma noite do nosso associado, que confiou na nossa proposta de modernizar a sede histórica da Associação Comercial de Santos e, desde o início, nos apoiou incondicionalmente. Nosso muito obrigado”.

Receita Federal

Em seguida, Santini citou as grandes mudanças que foram proporcionadas pela reforma.

“O resultado aí está: desde esse auditório, com capacidade para 150 pessoas, com moderno sistema de som e alta tecnologia, como novas as dependências administrativas. No andar térreo, ampliamos as instalações para aperfeiçoar ainda mais os nossos serviços para os associados e o público em geral. A emissão do Certificado de origem, nosso principal serviço, conta com um novo e moderno sistema, totalmente eletrônico. A unidade de Receita Federal, que realiza a triagem de documentos, a partir agora, ampliará suas orientações de atendimento eletrônico”.

A formalização desses novos serviços ocorreu com a assinatura do delegado adjunto da Receita Federal do Brasil em Santos, Christiano Pinheiro.

Q Grader

Na sequência, o presidente da ACS falou sobre a nova Sala de Classificação de Degustação de Café, onde é realizado o tradicional curso de café da ACS, e anunciou mais novidades.

“A Associação Comercial sempre foi uma referência para o setor cafeeiro do Brasil. Cerca de 80% do que o nosso País exporta sai do Porto de Santos, com o Certificado de Origem (OIC) emitido pela ACS. Aqui na nossa sede, no terceiro andar, que está em fase final para ser entregue, está localizada a Sala de Classificação e Degustação de Café, que irá oferecer o curso de Q Grader, o que vai colocar a ACS no nível mundial de qualificação de profissionais”.

Trata-se de uma certificação mundial concedida a profissionais de classificação e degustação de cafés, que pertence ao “Q-Grader System”, uma série de exames práticos desenvolvidos pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, na sigla em inglês).

O objetivo é criar uma equipe qualificada de provadores de café arábica especial, que possa avaliar, de forma consistente e precisa, as características de qualidade do café, físicas e sensoriais, usando uma terminologia padronizada de atributos e pontuações.

Adoção da Praça do Café

Foi formalizada, simbolicamente, durante a cerimônia, a adoção da Praça Azevedo Júnior, localizada na parte posterior do prédio, com a assinatura do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. A publicação da adoção da Praça ocorreu na sexta-feira (4) mesmo, no Diário Oficial do município.

“Essa é mais uma demonstração de apoio à revitalização do Centro Histórico. A Praça do Café também é um ponto histórico, parada obrigatória do bonde turístico que circula pela nossa área central. E, a partir da próxima semana, plantaremos novos pés de café para manter a tradição daquela área”, ressaltou Santini.

Câmara de Conciliação e Arbitragem

Outro grande anúncio foi a assinatura de do Termo de Parceria para efetiva implantação da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Associação Comercial de

Santos. Trata-se de um recurso cada vez mais utilizado por pequenas, médias e grandes empresas para solução de conflitos e outras questões, evitando a judicialização, que quase sempre é longa e desgastante.

Como houve apoio da Associação Comercial de São Paulo para este processo, o vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais Estado São Paulo), Eliseu Braga Chagas, assinou o documento que formaliza a parceria, juntamente com o diretor-jurídico da ACS, Mauricio Cury.

Homenagens

No encerramento de sua fala, Santini homenageou o diretor-financeiro da ACS, André Marques Canoilas, por sua grande colaboração na execução dessa obra ao longo de quase 14 meses.

Foram homenageados, ainda, o diretor-executivo do Sindamar, José Roque, que ao longo da obra foi um parceiro importante, cedendo sempre suas instalações para as reuniões de nossas câmaras setoriais e outros encontros; o engenheiro Alexandre Alonso, que gerenciou os trabalhos; o engenheiro Delchi Migotto, responsável pela execução da obra; o diretor-executivo da ACS, Marcio Calves; o ex-presidente da ACS José Moreira; e todos os funcionários da Casa.

Na sequência, foi exibido um vídeo institucional.

Governador

Em sua primeira solenidade pública em entidade desde que assumiu o cargo de governador, Marcio França foi o último a falar e parabenizou a coragem do presidente da ACS, Roberto Clemente Santini.

“Gosto de pessoas arrojadas, que têm coragem de fazer aquilo que as pessoas normalmente desaconselham: alterar uma coisa que existe há tanto anos. Parabéns pela coragem e determinação. Isso é muito mais do que uma reforma, é a sensação da união das pessoas, do esforço de muita gente, que manteve em Santos uma tradição longa, de uma instituição conhecida como a Associação Comercial de Santos”.

Visitação

Neste sábado (5), a Associação Comercial de Santos foi aberta, excepcionalmente, para visitação pública, das 10 às 14 horas. Mais de 200 pessoas que vieram ao Centro da Cidade aproveitaram para conhecer as novas instalações do prédio.

Entre as principais atrações estão os quadros do pintor Benedito Calixto, localizados na Sala da Presidência, e as páginas do Livro de Ouro da ACS, com assinaturas de presidentes ilustres, como duas delas assinadas por D. Pedro II.

Escolas também já agendaram visita monitorada à entidade.

Sobre as obras de modernização

A grande obra de modernização do prédio-sede da ACS durou um ano e quatro meses. Mais de dois mil metros quadrados de história foram revitalizados.

O prédio da ACS é Nível de Proteção 2 (NP-2), conforme decisão  do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), que protege fachada, telhado e volumetria. Com autorização do órgão, foram feitos restauro, pintura e lavagem da frente do prédio, ressaltando belezas como as caravelas presentes na entrada e o nome da instituição, com a grafia original revelando “Associação Commercial”, ainda com duas letras “m”.

O novo auditório, que conta com sistema de projeção de última geração, ampliou sua capacidade de 90 para 150 lugares. O espaço poderá ser alugado pelos sócios e pelo público em geral.

Um novo elevador foi instalado, com capacidade para 13 lugares. A modernização inclui, ainda, novo mobiliário, modernos equipamentos, além de novas instalações.

As principais páginas do Livro de Ouro da ACS foram enquadradas e, daqui para frente, ficarão expostas no foyer do primeiro andar.

Entre elas, estão as páginas com assinaturas do imperador D. Pedro II e de presidentes da República como Epitácio Pessoa, Wenceslau Bras, Eurico Gaspar Dutra, Washington Luis, Juscelino Kubitschek e Fernando Collor, além de governadores e autoridades.

A ACS está localizada na Rua XV de Novembro, 137, esquina com a Rua Riachuelo, Centro – Santos.

As visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone 3212-8200, direto com o Departamento de Comunicação.

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite