ACS amplia atendimento para a emissão de Certificação Digital

Para proporcionar maior comodidade a seus associados e ao público em geral, a Associação Comercial de Santos (ACS) ampliou o atendimento para emissão do Certificado Digital: agora, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 16h30. Antes, a emissão era feita na sede da ACS apenas às quintas-feiras. Vale destacar que Certificadora Boa Vista, que realiza o serviço pela Associação Comercial de Santos, é homologada pela Receita Federal, o que garante total segurança durante o cadastro dos dados dos clientes.

O Certificado Digital é a identificação da pessoa física ou da pessoa jurídica nas operações via internet. Alguns aplicativos de software utilizam esse arquivo para comprovar a identidade para outra pessoa ou outro computador.

Segundo o presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, a ampliação do horário de atendimento tem por objetivo principal facilitar o atendimento aos associados, que terão um preço diferenciado, e ao público em geral.

“Estamos sempre modernizando nossos serviços e esse é mais um passo. Agora, o Certificado Digital pode ser emitido pela ACS diariamente, proporcionando maior flexibilidade na hora do agendamento. Com certeza, muitos serão beneficiados com nosso atendimento ampliado”.

Para que serve

O documento eletrônico de identidade e-CPF (Cadastro de Pessoa Física Eletrônico) ou e-CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica Eletrônico) é utilizado para garantir a autenticidade dos remetentes e destinatários de documentos e dados que trafegam pela internet, assegurando a inviolabilidade.  Ambos foram criados para facilitar o relacionamento entre os contribuintes e a Secretaria da Receita Federal (SRF).

Tanto o e-CPF quanto o e-CNPJ podem ser utilizados para assinar digitalmente documentos eletrônicos.

Por meio da assinatura digital é possível verificar a identidade do signatário e garantir que o documento não foi alterado após a assinatura.

Quem utiliza

Todas as pessoas que têm CNPJ precisam do Certificado Digital para fazer qualquer tipo de alteração sobre a empresa, pois é uma exigência da Receita Federal.

Pessoas físicas também utilizam o Certificado quando atuam em sites do Governo, como o da Junta, da Receita Federal, da Fazenda, dos estados ou da Caixa Econômica Federal, pois ele funciona como um meio de acesso para esses sistemas.

Como emitir o Certificado

O primeiro passo para retirar o Certificado é acessar o site da Associação Comercial de Santos (www.acs.org.br/ Certificação Digital), seguir as instruções e realizar o cadastro no site da Certificadora. Em seguida, no próprio site da certificadora, deverá ser feito o agendamento, para posterior validação das informações na sede da ACS. O pagamento poderá ser feito por meio do site e os valores variam de acordo com o que for solicitado.

Finalizado esse processo, a pessoa deverá comparecer ao posto da ACS, para validar os dados. Vale ressaltar que apenas o representante da empresa e o dono do CPF que irá emitir o Certificado Digital podem validar o processo. O Certificado é emitido na hora, mediante aprovação da documentação.

Os documentos necessários são:

Para empresas – o documento de constituição da empresa e o documento pessoal do responsável (RG ou CNH).

Para pessoas físicas - documento de identidade (RG ou CNH).

O posto para emissão do documento na Associação Comercial de Santos fica em frente à sede da ACS, à Rua Riachuelo, 5, no mesmo local do Posto da Receita Federal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3219-3672.

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite