Reforma para modernização da ACS - 90% das demolições estão finalizadas e o total de 30% da obra está concluído

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

A obra de modernização da Associação Comercial de Santos (ACS) já teve 90% de suas demolições finalizadas e o total de 30%, de toda a reforma, concluído.

As informações são do engenheiro responsável pelo gerenciamento da obra, Alexandre Alonso, proprietário da empresa Alonso Engenharia.

“Ainda faltam derrubar algumas alvenarias. Nessa fase é preciso muito cuidado, porque é um prédio antigo, histórico, com muitas intercorrências que a gente descobre apenas quando abre. Por isso, fazemos sempre uma estrutura auxiliar, normalmente metálica, às vezes de concreto, para que o prédio fique estável”.

Ele explicou que as demolições já foram realizadas em setores importantes, como na parte do fundo do prédio, onde será ampliado o auditório, na secretaria, diretoria-executiva e na sala da assessoria de imprensa, onde é necessária maior cautela.

“Estamos tomando cuidado maior no primeiro pavimento, porque lá existe uma parede grande, com 9 metros de comprimento, com o pé direto alto. Também vamos colocar uma estrutura metálica ali, para auxiliar o trabalho, antes da demolição. Com isso, já temos o total de 30% da obra concluído”.

Elevador

O novo elevador, que será instalado para dar maior comodidade aos sócios, funcionários e diretores da ACS já está com 95% da estrutura metálica prontos.

“Encontramos uma interferência do prédio que não estava prevista. Então, tiramos a cobertura da antiga sala da diretoria executiva para colocar uma nova laje sobre a estrutura da sala e do elevador. Agora vamos impermeabilizar e colocar o telhado, que tem que ser original, porque o prédio é NP2 (nível de proteção 2)”.

Novo ritmo

Alonso disse que 85% da fundação da obra estão concluídos, inclusive a da caixa d’água do térreo. Com a fundação finalizada, a obra ganha um novo ritmo, afirmou.

“Começaremos a construir a estrutura propriamente dita, ou seja, os pilares para ampliação do auditório. Saindo da fase da infraestrutura e da superestrutura, que são os pilares, as vigas e as lajes, a obra fica desimpedida para seguirmos com a construção”.

Projeto

O projeto prevê, entre outras mudanças, a ampliação e modernização do auditório (com novos equipamentos de iluminação, áudio e vídeo); ampliação da sala onde são emitidos os certificados de origem; instalação de um novo elevador e de novos banheiros no primeiro andar, além de pintura e reformas elétrica e hidráulica de todo o prédio.

A partir do término da obra de modernização, novos serviços serão implantados, ampliando o apoio aos associados e ao público em geral.

 

 

 

 

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite